Primeiro dia de atividades de TICAL2015 é concluído com êxito

CJOu8 hXAAAN-j0

Mais de trezentos participantes, diversas apresentações e demonstrações de vanguarda, além de um espírito de franca colaboração são o saldo do primeiro dia da quinta edição da Conferência TICAL, única dirigida aos líderes TIC das universidades latino-americanas.

Na abertura do evento, a diretora da Red Universitaria Nacional do Chile (REUNA), Paola Arellano, celebrou a importância da realização de TICAL no país, que foi o primeiro a conectar-se a RedCLARA. Ernesto Chinkes, presidente do Comitê de Programa de TICAL2015 destacou a maturidade que Conferência adquiriu nos últimos anos, enquanto Florencio Utreras, Diretor executivo de RedCLARA chamou a atenção dos participantes para a importância do desenvolvimento de projetos colaborativos através da infraestrutura de rede da associação.

A participação do reitor da Universidad de Playa Ancha, Patricio Sanhueza, em representação ao Conselho de Reitores das Universidades Chilenas (CRUCH), merece uma menção à parte. Sanhueza enfatizou a relevância que um evento como TICAL possui no desafiador cenário enfrentado hoje pelas instituições de educação superior da América Latina.

O primeiro dia do evento seguiu com as sessões plenárias, que estiveram a cargo de dois dos cinco palestrantes internacionais convidados para a Conferencia. Pela manhã, o Me. Manuel Moreno Castañeda, reitor do sistema de Universidade Virtual da Universidade de Guadalajara, no México, compartilhou suas experiências por meio da exposição “Tendências Educativas e entornos digitais”. Durante a tarde, o palestrante convidado foi o colombiano Andrés Holguín Coral, coordenador de Pesquisas Tecnológicas e Inovação e Segurança da Informação na Universidade de Los Andes, que brindou o público presente no auditório do Hotel Enjoy, en Viña del Mar, com a exposição “Gestão de Segurança da Informação”.

Entre as duas apresentações, além das sessões paralelas, houve outro momento importante para TICAL2015: o anúncio da incorporação de Microsoft ao quadro de membros empresariais de RedCLARA. A adesão tem por objetivo a contribuição conjunta para transformar e oferecer à juventude da América Latina e do Caribe uma melhor educação, com tecnologias e novas oportunidades para a aprendizagem, além de fortalecer a pesquisa em diferentes setores da região.

Lembre-se que TICAL2015 está transmitindo suas sessões plenárias por meio do streaming disposto por REUNA. Tenha acesso à transmissão ao vivo em tical2015.redclara.net. Siga-nos também no Twitter: @RedCLARA e @TICAL2015.

 

Fotos

Organizadores TICAL2015:

RedCLARA
REUNA
Edutic

TICAL2015 em Twitter

JoomShaper