Reitores latinoamericanos fazem chamado para que as TIC assumam papel estratégico nas universidades

Rectores en TICAL3Por ocasião do encerramento da Conferência TICAL2015, realizada entre os dias 6 e 8 de julho, em Viña del Mar, no Chile, quatro reitores de distintas universidades latino-americanas fizeram um chamado para que as Tecnologias de Informação e Comunicação comecem a liderar os processos internos nas instituições de educação superior. A Mesa de Reitores de TICAL2015 foi coordenada e moderada pelo Dr. José Palacios, presidente do Diretório da Rede Universitária Nacional, do Chile (REUNA).

(Fonte: REUNA) Na opinião das autoridades universitárias que fizeram parte da discussão, atualmente é impensável que a tomada de decisões numa instituição séria não esteja ligada a instrumentos técnicos. “Chamo a que as áreas TIC assumam um papel ativo nas universidades e acompanhem as tarefas estratégicas, deixando de lado seu papel de mero suporte”, declarou o reitor da Universidade Técnica Federico Santa María, do Chile, Darcy Fuenzalida.

Sobre este mesmo assunto, Patricio Sanhueza, reitor da Universidad de Playa Ancha (UPLA), agregou que a “globalização tem como instrumento principal as TIC e agora temos que pensar em como fazer com que essas tecnologias assumam este papel em nossas instituições.”

Manuel Moreno, Reitor do Sistema Universidade Virtual da Universidade de Guadajara (México), também enfocou o plano requerido para converter as TIC em “líderes”. “As tecnologias de informação tem tarefas pendentes com respeito à modernização das universidades e é necessário encontrar uma maneira de dar-lhes essa posição. Entre outras coisas, as tecnologias nos permitem mover o conhecimento mais que às pessoas, que é o que se necessita.”

Já Daniel Pizzi, reitor da Universidade Nacional de Cuyo, na Argentina, argumentou que, ainda que as TIC permitam o avanço em muitas áreas, como a vinculação internacional, “o que se requer é uma mudança de cultura e de política para que elas possam assumir este papel estratégico nas universidades.”

Ao fim do painel, a autoridade máxima da UTFSM pontuou que não há dúvidas que as TIC devem ser protagonistas nas instituições “porque são tranversais e afetam a toda a organização. Portanto, para que passem de uma lógica de suporte a uma lógica estratégica devemos mudar o paradigma, e essa é uma tarefa muito grande”, antecipou.

Através da Mesa de Reitores, a quinta edição de TICAL buscou ir além de sua missão como um espaço entre os diretores TIC e intercâmbio de experiências e soluções aplicadas à universidade. A Conferência de Viña del Mar quis dar o primeiro passo neste reconhecimento institucional, para que as TIC sejam protagonistas na educação do futuro.

Cerca de 300 profissionais, entre pesquisadores, diretores TI, acadêmicos e estudantes das instituições de educação superior da América Latina estiveram presentes na “Cidade Jardim” para participar das três jornadas da Conferência. TICAL2015 foi organizada por RedCLARA, EDUTIC e REUNA.

Primeiro dia de atividades de TICAL2015 é concluído com êxito

CJOu8 hXAAAN-j0

Mais de trezentos participantes, diversas apresentações e demonstrações de vanguarda, além de um espírito de franca colaboração são o saldo do primeiro dia da quinta edição da Conferência TICAL, única dirigida aos líderes TIC das universidades latino-americanas.

Na abertura do evento, a diretora da Red Universitaria Nacional do Chile (REUNA), Paola Arellano, celebrou a importância da realização de TICAL no país, que foi o primeiro a conectar-se a RedCLARA. Ernesto Chinkes, presidente do Comitê de Programa de TICAL2015 destacou a maturidade que Conferência adquiriu nos últimos anos, enquanto Florencio Utreras, Diretor executivo de RedCLARA chamou a atenção dos participantes para a importância do desenvolvimento de projetos colaborativos através da infraestrutura de rede da associação.

A participação do reitor da Universidad de Playa Ancha, Patricio Sanhueza, em representação ao Conselho de Reitores das Universidades Chilenas (CRUCH), merece uma menção à parte. Sanhueza enfatizou a relevância que um evento como TICAL possui no desafiador cenário enfrentado hoje pelas instituições de educação superior da América Latina.

O primeiro dia do evento seguiu com as sessões plenárias, que estiveram a cargo de dois dos cinco palestrantes internacionais convidados para a Conferencia. Pela manhã, o Me. Manuel Moreno Castañeda, reitor do sistema de Universidade Virtual da Universidade de Guadalajara, no México, compartilhou suas experiências por meio da exposição “Tendências Educativas e entornos digitais”. Durante a tarde, o palestrante convidado foi o colombiano Andrés Holguín Coral, coordenador de Pesquisas Tecnológicas e Inovação e Segurança da Informação na Universidade de Los Andes, que brindou o público presente no auditório do Hotel Enjoy, en Viña del Mar, com a exposição “Gestão de Segurança da Informação”.

Entre as duas apresentações, além das sessões paralelas, houve outro momento importante para TICAL2015: o anúncio da incorporação de Microsoft ao quadro de membros empresariais de RedCLARA. A adesão tem por objetivo a contribuição conjunta para transformar e oferecer à juventude da América Latina e do Caribe uma melhor educação, com tecnologias e novas oportunidades para a aprendizagem, além de fortalecer a pesquisa em diferentes setores da região.

Lembre-se que TICAL2015 está transmitindo suas sessões plenárias por meio do streaming disposto por REUNA. Tenha acesso à transmissão ao vivo em tical2015.redclara.net. Siga-nos também no Twitter: @RedCLARA e @TICAL2015.

 

Não pode vir a TICAL2015? Acompanhe tudo AO VIVO pela internet

play2Mesmo aqueles que não estão no Hotel, Casino e Centro de Eventos Enjoy de Viña del Mar para participar de TICAL2015 poderão assistir a Conferência de Diretores de Tecnologia da Informação e das Comunicações das Universidades Latino-americanas. Graças ao apoio da rede anfitriã, REUNA, TICAL disponibilizou em seu site um link para a transmissão ao vivo do evento.

As transmissões contemplarão principalmente as sessões plenárias de TICAL, nas quais estarão presentes os palestrantes internacionais convidados, a saber: Andrés Holguín Coral (Colômbia), o Me. Manuel Moreno Castañeda (México), Susan Grajek (EEUU), Eloy Rodrigues (Portugal) e Hans Pongratz (Alemanha).

TICAL2015 começa na próxima segunda, 6 de julho, e vai até a quarta-feira, 8. Os organizadores do encontro esperam os participantes neste domingo, 5, no terceiro piso do Hotel para a entrega dos materiais e finalização do registro. A mesa de recepção estará aberta entre 16h e 18:30h.

Para seguir a transmissão ao vivo e obter mais informações sobre a Conferência, acesse http://tical2015.redclara.net. Siga-nos também no Twitter: @RedCLARA e @TICAL2015.

Fotos

Organizadores TICAL2015:

RedCLARA
REUNA
Edutic

TICAL2015 em Twitter

JoomShaper