Buscando promover a colaboração entre as instituições de Educação Superior da região, a comunidade TICAL convoca os interessados a apresentar, até o dia 15 de abril, propostas de projetos de caráter interinstitucional que abordem os temas próprios da Conferência 2015 (descritas nos eixos temáticos) e que sejam beneficiadas e potencializadas pela colaboração entre as distintas instituições acadêmicas da América Latina. Um responsável por cada proposta selecionada receberá como incentivo as passagens aéreas para participar da TICAL 2015 e apresentar seu projeto na Conferência.
Os projetos de colaboração buscados pela Comunidade TICAL devem convocar os integrantes das Instituições de Educação Superior da região para participar ativamente deles. Além disso, devem tratar de algum dos temas incluídos dentro dos eixos temáticos tratados na Conferência TICAL2015.
As propostas apresentadas deverão conter, pelo menos, as seguintes seções:
- Objetivo do projeto proposto
- Descrição geral da solução, aspectos tecnológicos, metodológicos, entre outros.
- Justificativa: Por que este é um projeto que requer o apoio ou se valoriza se realizado entre várias instituições da região?
- Definição do perfil: Qual é o perfil, em termos de competência, que deve ter a pessoa interessada em incorporar-se ao projeto?
- Benefícios: Quais são os benefícios obtidos por meio da colaboração entre as instituições participantes?
- Interação: Qual é a colaboração que se espera por parte de cada uma das instituições participantes?
- Articulação: Qual é a dinâmica proposta para que o projeto seja exitoso e chegue a ser implementado?
- Recursos necessários para sua execução.
Alguns exemplos ou ideias de projetos são:
- Avaliação de estratégias e da factibilidade para a implementação de MOOC (Massive Open Online Courses) interinstitucional latino-americano.
- Criar, compartilhar ou melhorar uma plataforma tecnológica de apoio a qualquer das áreas da Universidade, docência, pesquisa, administração, gestão estratégica, para ser utilizada entre varias instituições da região.
- Desenvolver um projeto que, sobre a base de federação de identidades, permita compartilhar serviços ou aplicativos entre distintas universidades.
- Preparação de padrões sobre temas específicos devem ter um prazo e um entregável definido.
- Identificar e avaliar serviços TIC que puderam ser oferecidos em um esquema federado entre instituições da região.
- Gerar Centros de Reporte de Incidências de Segurança Regional, compostos por uma rede de centros universitários (se pode começar por buscar aliança com os órgãos que já existem e ver pontos de colaboração).
- Fazer um cadastro de software ou de aplicativos que possam ser usadas dentro da Comunidade TICAL. Nesse caso é fundamental definir critérios de classificação e estratégias para capturar a informação
O Comitê de Programa da TICAL2015 avaliará os projetos recebidos e escolherá aquele (ou aqueles) que será apresentado na TICAL2015. Como forma de estimular e assegurar a apresentação/exposição de cada projeto selecionado, o autor do mesmo - ou um deles, em caso de trabalhos coletivos- receberá as passagens aéreas para participar da Conferência. A apresentação feita pelo responsável do projeto deverá motivar outras instituições a participar dele, de modo a conseguir sócios para a execução do mesmo. O projeto não precisa estar em curso, mas a instituição responsável por ele deve estar em condições de avançar em seu desenvolvimento.
Formato de apresentação:
A proposta de projeto deve ser apresentada em um documento que tenha entre três e cinco páginas de extensão, em formato PDF (fonte Arial, tamanho 10, ou Times New Roman, tamanho 12, com 25 linhas por página)
Formato de envio:
As propostas em PDF deverão ser enviadas ao e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
. No campo “assunto”, o envio deve ser identificado como “TICAL2015: projeto de colaboração interinstitucional”. No corpo do e-mail deve estar incluído o nome do projeto apresentado e as informações de contato da pessoa responsável pelo mesmo (nome completo, instituição, cargo, país, telefone, e-mail).
Datas importantes:
15 de abril de 2015 | Prazo final para o envio de projetos
18 de maio de 2015 | Notificação aos projetos selecionados