Conheça os palestrantes de TICAL2015: Eloy Rodrigues, Portugal

eloytical2015Faltando pouco mais de dois meses para o início da quinta Conferência TICAL, o evento já tem definidos os cinco palestrantes internacionais que compartilharão suas experiências nas sessões plenárias. Dos Estados Unidos vem Susan Grajek; da Colômbia, Andrés Holguín; Manuel Moreno, do México e Johann Pongratz, da Alemanha. Os quatro darão vida as sessões de TICAL2015, em Viña del Mar, no Chile, entre os dias 6 e 8 de julho, junto ao palestrante que apresentamos agora: Eloy Rodrigues, de Portugal.

Eloy António Santos Cordeiro Rodrigues licenciou-se em História, variante em Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais, opção de Biblioteca e Documentação, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Atualmente é Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. O foco de seu trabalho tem sido o desenvolvimento de bibliotecas digitais, a formação de bibliotecários e utilizadores de bibliotecas e a promoção do acesso livre à literatura científica (Open Access) através de repositórios institucionais. É autor de mais de três dezenas de artigos, livros e capítulos de livros sobre estas matérias.

Dinamizou o Grupo de Trabalho sobre o Acesso Livre (Open Access) estabelecido pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas em 2007, e desde Julho de 2008 lidera, sendo o responsável científico e técnico, a equipe da Universidade do Minho que desenvolve o projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal.

Em nível europeu, foi membro do grupo de trabalho sobre Open Access da EUA (European Universities Association) em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, e tem coordenado a participação da Universidade do Minho em vários projetos (NECOBELAC, OpenAIRE e OpenAIREplus, MEDOANET, PASTEUR4OA, FOSTER) financiados pelo 7º Programa Quadro da UE relacionados com os repositórios e o Open Access. Além disso, preside o Grupo de Trabalho sobre Interoperabilidade de Repositórios da Confederation of Open Access Repositories (COAR).

Nos últimos cinco anos, a convite de diversas universidades e outras organizações, realizou mais de três dezenas de palestras, seminários e outras acções de divulgação ou formação sobre o acesso livre ao conhecimento e os repositórios institucionais, na Europa (Portugal, Espanha, Reino Unido, República Checa, Alemanha, Itália e França), em Moçambique, no Brasil, na Argentina e na Colômbia.

Na TICAL2015 Rodrigues trabalhará a linha temática “Um marco de governança para a gestão de dados e seus processos de dados.”

Com preços promocionais para quem se inscreva até o dia 31 de maio e três convocatórias – para autores de trabalhos a apresentar, jovens empreendedores e projetos interinstitucionais – abertas até o dia 15 de abril, TICAL2015 promete superar as edições anteriores. A Conferência será realizada entre os dias 6 e 8 de julho, no hotel Enjoy, em Viña del Mar, no Chile.

Para mais informações e para fazer sua inscrição, acesse: www.tical2015.redclara.net

Fotos

Organizadores TICAL2015:

RedCLARA
REUNA
Edutic

TICAL2015 em Twitter

JoomShaper