Communal cheap prescription without consultation antabuse order sharing can help lift the burden of living with psoriasis amnesteem online and help prevent feelings of isolation, depression, and anxiety. Some zovirax no prescription research suggests that supplementation with selenium may be a safe naltrexone non prescription and effective way of reducing antithyroid antibodies to help prevent cialis generic postpartum thyroiditis. Honey producers often transport bee colonies long distances buy malegra dxt (sildenafil + duloxetine) without prescription to pollinate crops when they are in flower. Yaz interactions retin-a discount buy online info with vitamins and mineralsYaz may interact with vitamin C and cheap prescription without consultation melatonin order potassium supplements. This may translate to turning off smartphones and lexapro online focusing on non-work-related thoughts and activities. One of the immunoassays buy cheap diflucan that healthcare professionals most commonly use is the enzyme-linked immunosorbent levitra tablet assay (ELISA). Changes in a child's behavior typically occur within the.

Cinco perguntas para: Carlos Alberto Cortés López, Colômbia

carlosContinuamos com nossa série "Cinco perguntas para" e nosso convidado de hoje é o colombiano Carlos Alberto Cortés López. Engenheiro de Sistemas e especialista em redes de dados, ele é atualmente o Chefe de Sistemas no Tecnológico de Antioquia, na Colômbia. Nessa entrevista, López, que participou de todas as edições da TICAL desde 2011, fala de sua trajetória dentro do universo das redes avançadas e sobre sua relação com a conferência organizada por RedCLARA.


 

Olá, Carlos. Conte um pouco sobre você e sua formação.

Olá! Sou Carlos Alberto Cortés López, Engenheiro de Sistemas, especialista em redes de dados, auditor interno da ISO 27000, entre outros. Atualmente atuo como chefe de sistemas do Tecnológico de Antioquia, com cerca de 12 mil estudantes e presença em 48 municípios do departamento. Minha função principal é propor investimentos que potencializem o trabalho institucional através do uso de novas tecnologias, para que a instituição adquira liderança acadêmica e administrativa. Também sou docente de cátedra há mais de 12 anos.

Qual foi seu primeiro contato com as redes avançadas e como você avalia o desenvolvimento delas desde então?

Desde que se começou a falar sobre RENATA na Colômbia, tive a oportunidade de participar dos eventos de socialização e alguns projetos nos quais a rede aportou com recursos e capacitação, além da oportunidade de liderar esta implementação em duas universidades de Medellín, nas quais conseguimos que principalmente os professores possam trabalhar com seus parceiros acadêmicos em melhores condições. Hoje, o problema já não é mais técnico, isso foi resolvido. O atual desafio, então, é fazer com que mais professores e pesquisadores façam uso da rede.

Em um contexto como esse, qual é a importância de TICAL para o desenvolvimento das redes e dos profissionais na área das TIC?

As instituições estão mudando constantemente e a mudança delas nos obriga a avançar também. Se não o fazemos, estamos acabados. Nessa dinâmica, os planos estratégicos de tecnologia são fundamentais e, para construí-los, se requer experiência e conhecimento, os quais são adquiridos na TICAL. Lá, as experiências de outras instituições nos enriquecem e nos poupam tempo e dinheiro, uma vez que, ouvindo sobre seus exemplos, não cometemos os mesmos erros e copiamos seus acertos. Compartilhamos nossas dificuldades, realizações, observações e recomendações. Compartilhar essas coisas é muito importante. Para mim TICAL tem sido fundamental, uma vez que implementamos muitos projetos graças às experiências de outras instituições.

Você participou das quatro edições de TICAL. Que lições você tirou de cada uma delas?

Cada edição de TICAL foi especial para mim. Em cada uma delas pude estruturar projetos que logo foram incluídos no plano estratégico de Tecnologias. Também pude compartilhar experiências de meus projetos com colegas de Equador e do Peru e logo depois de TICAL já entramos em contato uns com os outros. Definitivamente, TICAL é um local de grande aprendizado para minha vida profissional e pessoal.

Pessoal e profissionalmente, quais são suas expectativas para TICAL2015, que será realizado no Chile?

Seguir crescendo pessoal e profissionalmente e conhecendo gente talentosa, simples e disposta a compartilhar seus conhecimentos e experiências. Além disso, com tudo o que aprender lá, levar à instituição na qual trabalho ideias e planos de trabalho que façam com que os investimentos em tecnologia se transformem em benefícios para que possamos ajudar no crescimento institucional e na aquisição de liderança acadêmica e administrativa.

 

Fotos

Organizadores TICAL2015:

RedCLARA
REUNA
Edutic

TICAL2015 em Twitter

JoomShaper