Me. Manuel Moreno Castañeda: “Darei tudo de mim para cumprir as expectativas dos participantes de TICAL”

mmorenocastanedaReitor do Sistema de Universidade Virtual da Universidade de Guadalajara, do qual também é fundador, o Me. Manuel Moreno Castañeda é o mais experiente dos palestrantes internacionais da TICAL2015, que será realizada entre os dias 6 e 8 de julho, em Viña del Mar, no Chile. Ao longo de seus 50 anos de trajetória profissional, Castañeda trabalhou em diversas organizações e projetos, e chega a TICAL para compartilhar seu conhecimento com os participantes. Nessa entrevista, ele avalia a importância da Conferência para o desenvolvimento das TIC na região e revela suas motivações para participar do evento.

Quais são suas expectativas em relação à Conferência e à sua participação nela?

Em primeiro lugar, que todos aprendam num ambiente de colaboração e aprendizagem coletiva que dê continuidade à dinâmica e à qualidade que caracterizam TICAL, e que os resultados desta conferência sejam de grande impacto para o desenvolvimento tecnológico e a educação dos latino-americanos. Com esse propósito e nesse ambiente, espero e darei tudo de mim para cumprir as expectativas dos participantes de TICAL.

O que te motivou a aceitar o convite para participar da Conferência?

Entre outros motivos, cito dois muito importantes. Em primeiro lugar, o prestígio e o reconhecimento do trabalho de TICAL em favor do desenvolvimento das tecnologias e da socialização do conhecimento. Além disso, o convite de Carmen Gloria Labbé, em quem confio e admiro por suas qualidades pessoais, profissionalismo e dedicação.

Como você avalia a importância de eventos como TICAL para o desenvolvimento das TIC na região e dos profissionais da área?

TICAL tem vital importância nesse contexto, por muitos motivos: pela relevância de sua temática, a diversidade na procedência das pessoas e instituições participantes, a grande variedade de aplicações, a transcendência das situações tratadas ali e, sobretudo, pelas relações que se estabelecem e pelos projetos de trabalho conjunto que podem surgir.

Dentro da temática que será desenvolvida por você na Conferência, qual é a informação mais importante a ser destacada?

A importância que tem as qualidades pessoais e as competências profissionais dos docentes antes e mais além das tecnologias, sobretudo para o melhor aproveitamento delas.

Viña del Mar é conhecida por ser uma cidade de muitas belezas. O que achou da escolha da cidade para ser a sede do evento?

Sem dúvidas, foi uma excelente escolha. Estive em Viña uma única vez por uma tarde depois de uma reunião em Santiago e sempre tive a vontade voltar. TICAL será a oportunidade para isso.

Fotos

Organizadores TICAL2015:

RedCLARA
REUNA
Edutic

TICAL2015 em Twitter

JoomShaper