If propecia without prescription you need financial support to pay for Evenity, or if griseofulvin without prescription you need help understanding your insurance coverage, help is available. pristiq tablet As grasses tend to feature in gardens and public spaces, find cheap and online people may also be able to avoid the pollen by kenalog prescription staying inside when pollen counts are high. This means they cost of combivent often mask social difficulties using techniques to try to "fit cheap pamoate pill in" with peers who are not autistic, such as copying buy prednisone without prescription how others behave in social situations. To learn more about buy clofazimine without prescription what you'd pay for Uceris with or without insurance, talk purchase gel overnight delivery with your doctor, pharmacist, or insurance provider (if you have dangers cheapest paxil get one). A person should discuss the potential benefits and risks estrace for order with their doctor before starting a new drug off-label. When buy free cream best price jelly used to treat certain abdominal infections, ciprofloxacin is prescribed in buy propecia without prescription combination with metronidazole (Flagyl). It may be a good idea to.

RedCLARA apresenta os principais resultados do “Estudo Maturidade de Governança das TIC nas universidades da América Latina”

RedCLARA presenta los principales resultados del “Estudio Madurez de Gobernanza de las TIC en las universidades de Latinoamérica”O documento, que inclui as respostas sobre os processos de governança realizados pelas 204 instituições de 13 países da região que colaboraram com o estudo, já está disponível para download para essas mesmas instituições.

Com o objetivo de identificar as práticas de governo relacionadas com as Tecnologias da Informação (TI) implementadas nas universidades da América Latina, a Gerência de Estudos da RedCLARA realizou uma convocatória para que os membros da Comunidade TICAL respondessem ao questionário do “Estudo Maturidade de Governança das TIC nas Universidades da América Latina”, realizado por meio da metodologia COBIT® utilizando a escala de comprovação de modelos de maturidade da capacidade de processo (ITGI, 2007).

A participação de 204 instituições de 13 países da região na elaboração do estudo representa o primeiro logro da comunidade TICAL, já que até então não havia informação sistematizada a respeito do que essas casas de ensino superior estavam realizando no campo da Governança de TI e tampouco no que tange ao nível de maturidade de seus processos nos distintos domínios identificados no COBIT.

O estudo foi realizado entre os dias 28 de abril e 15 de maio de 2014, pelas pesquisadoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - Brasil), Angela Brodbeck e Jussara Musse, que têm ampla experiência no âmbito da Governança, tanto em suas atividades acadêmicas, quanto na execução de assessorias e na participação permanente em grupos internacionais de discussão na área.

Algumas conclusões

De acordo com a apresentação realizada durante o encontro temático dedicado ao estudo (veja mais aqui), os resultados entregaram uma primeira visão sobre a Governança das TIC nas universidades da região, o que permite avaliar ações conjuntas para a transferência de conhecimento e experiências entre os membros da comunidade.

Com respeito ao instrumento de avaliação do COBIT, apesar de que este se encontre estandardizado, as reflexões sobre seu uso deixaram claro que é necessário melhorar as perguntas utilizadas para caracterizar as universidades, a fim de estruturar e definir a informação com maior exatidão em matéria de tamanho, status legal e nível de penetração tecnológica das universidades, entre outros aspectos. Para isso, durante o encontro temático, foi formado um grupo de trabalho com dez membros da Comunidade TICAL, que se dedicarão à melhoria do instrumento. As mudanças propostas por eles serão aplicadas na segunda versão do estudo.

Outra contribuição importante da pesquisa tem raízes na aplicação de um método sistemático gerado para constatar a realidade das organizações, a fim de definir as melhores práticas na gestão de TI nas universidades, mediante a visão de um marco de Governança TI (neste caso, o COBIT). Entender os resultados e suas implicações contribuirá para que as instituições participantes possam examinar seus processos de Governança à luz dos resultados obtidos no estudo e analisar em que podem melhorar.

O documento completo está disponível para todas as instituições que participaram do estudo. Solicitações devem ser feitas a Marcela Larenas, Gerente de Estudos, por meio do endereço: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Fotos

Organizadores TICAL2015:

RedCLARA
REUNA
Edutic

TICAL2015 em Twitter

twitter RT @vineapp: Vine's going global. You can now use Vine in many new languages: http://t.co/0gMOG7tDKV http://t.co/CA35FoLug2
twitter Commemorating #JFK50: News outlets recount those days in November 1963 through Tweets, archives, eyewitnesses. https://t.co/odAzJwwYf6
JoomShaper